INTEGRATIO, Places of Cultural Integration and perspective from visiting to meating - GO TO HOME PAGE
| GO TO ENGLISH VERSION

É a mistura, a reunião, a combinação de tão diversos elementos que produzem, mais do que uma maneira de comer sadia, uma concepção estética, uma gastronomia. Esta gastronomia que se centra em integrar muitos elementos diversos até constituir uma unidade. O segredo: a diversidade dos sabores e o caleidoscópio de cores.
O Alto Ribatejo tem a influência da Dieta Mediterrânica: uma gastronomia estruturada, baseada numa diversidade nutritiva resultante do clima temperado da região.
Desde as culturas pré históricas, as dos agricultores do neolítico, as do Egipto e da Babilónia, de onde procedem o vinho, a cerveja e os cereais, até aos Gregos e Romanos, e até aos nossos dias, a gastronomia adoptou a tradição regional, fundindo as suas diferentes componentes, conferindo-lhe um carácter próprio e estabelecendo os fundamentos daquilo que é hoje a Gastronomia Regional do Alto Ribatejo.
Gastronomia típica que se divide em duas formas, por um lado, é a gastronomia quotidiana, que consegue resultados requintados e subtis a partir da simplicidade e elementos mínimos, mas por outro lado a gastronomia festiva produz sumptuosos pratos, suculentos e de sabor persuasivo, utilizando a abundantemente a variedade de elementos.
E como não podia deixar de ser, também o vinho faz parte da variada Gastronomia do Alto Ribatejo. Como condimento, ou como acompanhante dos deliciosos manjares, o vinho eleva o espírito, facilita a palavra e estimula a inter-relação pessoal.
Na região do Alto Ribatejo um bom prato é sempre acompanhado de um bom vinho.
 
Allegati
| FORUM
Instituto Politécnico de Tomar - Quinta do Contador-Estrada de Serra - 2300 Tomar - Portugal - tel. +35.1.249346363