INTEGRATIO, Places of Cultural Integration and perspective from visiting to meating - GO TO HOME PAGE
| GO TO ENGLISH VERSION

Rota do Tejo

Duração: Dois dias
O ênfase deste passeio é o Rio Tejo. É um passeio feito ao longo da sua margem e que permite verificar o equilíbrio delicado da natureza por um lado, e a transformação da paisagem pelo homem, por outro.
1º Dia
O ponto de partida é o Museu Agrícola em Riachos, no concelho de Torres Novas. Após a visita ao museu dirija-se para a Golegã. Um concelho agrícola que evoluiu nas margens do Rio Tejo, aproveitando a riqueza das águas, quando estas transbordam as margens para fertilizar os terrenos agrícolas. Mas estas inundações trazem também a fecundidade da natureza que poderá apreciar no Paúl do Boquilobo. Visite também a Quinta da Cardiga e o Equuspolis.
Da Golegã dirija-se a Vila Nova da Barquinha, pela n 365. Poderá apreciar o aproveitamento agrícola das margens do Rio Tejo. Em Vila Nova da Barquinha visite o Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo. Não deixe de passear pelas ruas desta Vila que já teve um dos mais importantes portos fluviais e aprecie a serenidade do Rio Tejo no parque ribeirinho da Vila.
2º Dia:
De Vila Nova da Barquinha dirija-se a Tancos. Esta aldeia ribeirinha outrora foi um importante porto fluvial. Ainda hoje é possível fazer travessias de Barco para a aldeia da margem oposta: a aldeia do Arrepiado. Saindo de Tancos e seguindo na direcção de Constância não pode deixar de admirarn e visitar o Castelo de Almourol. Imponente no meio do Rio Tejo, o seu acesso é feito por barco. Após esta visita dirija-se à Vila de Constância que se situa na confluência do Rio Zêzere com o Rio Tejo. Visite o Museu dos Rios e das Artes MAritimas e desfrute dos jardins da Vila de Camões. Aprecie a sua arquitectura típica e a serenidade dos rios.
De Constância rume para Abrantes, passando por Montalvo e Rio de Moinhos. Todo o caminho é feito junto ao rio Tejo. Em Abrantes poderá visitar o Museu do Castelo, numa cidade que cresceu virada para o Tejo.
De Abrantes dirija-se para Mação, pela N 3, passando por Mouriscas. Aqui começa a afastar-se do Rio Tejo, mas vai ao encontro de um famoso afluente: o Rio Ocreza. Termine o passeio em Mação visitando o Museu de Arte Pré Histórica e fique a conhecer um pouco da arqueologia do concelho. Com o auxílio de um guia poderá visitar o Pego da Rainha, as gravuras do Vale do Ocreza, a Anta da Foz do Rio Frio, as Termas de Vale de Junco e o Castro de São Miguel.
 
Approfondimenti
Allegati
| FORUM
Instituto Politécnico de Tomar - Quinta do Contador-Estrada de Serra - 2300 Tomar - Portugal - tel. +35.1.249346363