INTEGRATIO, Places of Cultural Integration and perspective from visiting to meating - GO TO HOME PAGE
| GO TO ENGLISH VERSION
Home > Alto Ribatejo > Propostas > Percursos Pedestres

Caminhos de Constância

Situado na região do Ribatejo, o Concelho de Constância apresenta áreas naturais de rara beleza paisagística e grande interesse ecológico. Com o intuito de conservar e valorizar o património natural dessas áreas, a Câmara Municipal de Constância criou cinco percursos pedestres de observação e interpretação da natureza. Estes percursos, que são guiados, permitem ao visitante observar e interpretar a flora, a fauna e geologia locais, assim como a relação homem/natureza.

Encosta do Zêzere:

Custo: Escolas - 1 €; Jovens até 16 anos - 1 €; Adultos - 2,5 €
Período de realização:
Local: Parque Ambiental de Santa Margarida
Marcação: prévia no Parque Ambiental de S. Margarida (249 736 929)

Circuito Pedestre Sardoal - Andreus

Trata-se de um percurso que se desenrola entre o Sardoal e a vizinha povoação de Andreus que é atravessada na sua quase totalidade. Pelo meio, trilhos algo acidentados transportam o visitante pelo interior de um frondoso bosque.
Partindo-se do largo do Pelourinho seguir pela Av. Luís de Camões e 5 de Outubro. Tomar a direcção Sentieiras/São Simão. No primeiro cruzamento aparece a primeira marcação no terreno relativa a este percurso. Após cerca de 1.000 m em asfalto, inflectir para caminho de terra à direita, e seguindo as marcações no terreno prosseguir pelo interior de bosque até atingir um troço em asfalto que conduz à estrada Sardoal/Carvalhal que se atravessa alguns metros adiante. O itinerário segue agora por um trilho que termina no perímetro de Andreus. Atravessa-se totalmente a povoação sugerindo-se uma apreciação do seu conjunto urbano cujo casario lhe confere uma imagem característica.
Continuando a seguir as marcações no terreno, voltar a atravessar a estrada Sardoal/Carvalhal fazendo o regresso ao Sardoal e ao local de partida.
Actividade: Passeio pedestre
Percurso: Terreno acidentado com algumas subidas e descidas .
Extensão: Cerca de 8.500 m
Tempo: 2.30horas a 3 horas consoante ritmo
Apoio: Em Andreus há vários cafés

Circuito Pedestre Quinta do Côro

Este percurso que se situa para a parte Sul do Concelho aproveita um velho caminho que no passado era uma das acessibilidades à vila, e acompanha durante cerca de 2 km a ribeira do Sardoal.
Partindo-se do largo do Pelourinho seguir pela Rua do Mestre do Sardoal até à Igreja Matriz. Passar pela Igreja da Misericórdia seguindo em direcção à Cadeia Velha. Passar Fontanário e à vista de um edifício com a inscrição "F.A.S 1905" virar á esquerda. Logo a seguir surge a primeira marcação deste percurso. A partir daqui sai-se do centro histórico do Sardoal e passando uma pequena ponte segue o caminho que é ladeado por árvores - sobreiros, oliveiras e azinheiras - e pequenas hortas bem tratadas que completam a paisagem.
Continuando a seguir as marcações no terreno, ao chegar a uma bifurcação tomar o caminho da direita iniciando pouco depois uma subida sempre em meio arborizado que passa do sobreiro para outras espécies. Segue-se uma plantação de eucaliptos e ao fim de cerca de 5 km entra em asfalto já perto da Quinta do Côro, exploração vinícola de alta qualidade. O regresso ao ponto de partida faz-se por outro antigo acesso à vila após passar por um antigo fontanário.
Actividade: Passeio pedestre com possibilidades para BTT
Percurso: Terreno pouco acidentado com algumas pequenas subidas e descidas .
Extensão: Cerca de 6.500 m
Tempo: 2.00horas a 2.30 horas consoante ritmo
Apoio: Neste percurso não existe

Passeio Pedestre e BTT Ribeira de Codes

Este percurso é um desafio para os que gostam de percorrer distâncias maiores de forma solitária e em contacto com a Natureza, pois desde o seu início até ao final não se encontram quaisquer habitações. Trata-se de um percurso em linha cujas características o classificam como de grande impacto natural.
O percurso inicia-se junto ao café O Espanhol na povoação de Monte Cimeiro, internando-se após 300 m por trilhos de pinhal praticamente planos. Segue-se uma longa descida que conduz à ribeira de Codes. Depois e seguindo sempre a marcação no terreno acompanha-se durante cerca de 3 km o curso da ribeira até à ponte do Codes, final deste percurso.
Como especial motivo de interesse recomenda-se para além da apreciação da paisagem, o conjunto de rochas que dominam os últimos 1.000 m, das quais se destaca uma lisa que apresenta um plano inclinado de cerca de 100 m quase na vertical, e que é um local excelente para a prática de rappel.
Dado que é um percurso em linha e no local de chegada não haver transporte, aconselha-se que se tomem providências para garantir o regresso.
Actividade: Passeio pedestre (percurso em linha)
Percurso: Terreno acidentado com algumas descidas pronunciadas e zonas estreitas.
Extensão: Cerca de 9.200 m
Tempo: 3 a 4 horas consoante ritmo e meio utilizado
Apoio: Café no local de partida. Nos meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro poderá utilizar-se o bar da Praia Fluvial do Penedo Furado, situado a cerca de 400 m do ponto de chegada (Ponte do Codes).

Circuito Pedestre e BTT S. TIAGO

Este percurso propõe um circuito no qual se situa o Monte S. Tiago que é um local onde é possível visionar um horizonte que se estende a 360º por muitas dezenas de kilómetros, sendo por essa razão digno de visita.
O percurso tem o seu início junto á Igreja de Santiago de Montalegre devendo tomar-se a direcção "cemitério". Por estrada asfaltada são cerca de 1.000 m sempre a subir. A primeira marcação no terreno aparece no largo fronteiro ao cemitério. Por caminhos florestais e seguindo a marcação atinge-se a povoação de Mogão Cimeiro que se atravessa no sentido Norte/Sul. Prossegue-se por trilho antigo para Mogão Fundeiro e daí por estrada asfaltada regressar ao local de partida.

Actividade: Passeio pedestre/BTT
Percurso: Terreno muito acidentado com algumas subidas. descidas e zonas planas.
40% terra, 60 % asfalto
Extensão: Cerca de 5.600 m
Tempo: 45 minutos a 2 horas consoante ritmo e meio utilizado
Apoio: Em S. Domingos (a 1 km do local de partida) café

| FORUM
Instituto Politécnico de Tomar - Quinta do Contador-Estrada de Serra - 2300 Tomar - Portugal - tel. +35.1.249346363